3.1.11

A Sereia Joaquina

1.

O sabor salgado do ar vinha da praia da Valsa circulando de vagarzinho e entrando nos pequenos pulmões de Josephina, a filha mais nova de Rosa e Joaquim.
Josephina havia puxado os traços fortes e o cabelo bem pretinho de seu Joaquim e a paz e os olhos de jaboticabas sempre alheios de dona Rosa. Mesmo quando Josephina estava lá, não estava, preferia passar despercebida nas quadrilhas de São João da vilinha, de pés na água sempre gelada e olhando a fogueira muito alta, todos da praia da Valsa se orgulhavam em ter a maior fogueira de São João das redondezas.
Josephina assistia isso tudo com tédio e sabia que uma fogueira era só uma fogueira e desejava secretamente, quando o padre Sebastião estava longe (não confiava que ninguém podia ler seus pensamentos) que alguém saísse correndo com fogo nos cabelos.
Certo dia, quente como os outros, de ar salgado e cheiro de feijão do almoço Josephina ouvia a mãe reclamar da dor nos joelhos até que seu pai entrou correndo e chamando a mulher que se levantou contra a vontade e acompanhou o marido pra praia, chegando lá se via uma roda de gente e Josephina logo pensou quem teria sido afogado dessa vez, mas quando chegou pertinho ficou incrédula: via uma cabeleira amarelada cheia de conchas, estrelas do mar e até pérolas, a sereia chegou a cidade.
Jamil era o velho mais rico e gordo da cidade, suava o tempo todo e reclamava do tempo quente todo dia, lamentando-se da saudade da Europa, quando soube da grande novidade da cidade decidiu que o lugar mais adequado para guardar a sereia seria em sua piscina, até a cidade decidir qual seria seu destino.


Já corria por toda cidade a grande notícia da sereia Joaquina, nome que Jamil se deu a liberdade de colocar.
Logo comerciantes começavam a se organizar para receber pessoas de todo o mundo e assim tornar a praia da Valsa um dos maiores pontos turísticos, mesmo tão escondidinha e proporções tão limitadas.

Um comentário:

  1. q historinha legal, eu ate imaginei td! gostei continua quero saber mais .....

    ResponderExcluir